terça-feira, 23 de agosto de 2011

Explicações sobre o lago

Tal como havia prometido aqui vos deixo com as explicações do nosso "técnico de rios e lagos" António Aguiar...




A ideia para a construção do lago para o presépio de 2011 começou da seguinte forma:

·         Em 1º lugar fez-se um protótipo das peças em cartão em tamanho reduzido com as respectivas formas e colas a fim de ficarmos com a ideia mais ou menos exacta do projecto a construir no tamanho que pretendemos.
·         Depois de analisado  o respectivo protótipo já com as medidas ideais, mandamos fazer as respectivas peças a um latoeiro em material denominado como “chapa zincada”.

A seguir e já com todo o trabalho feito pelo latoeiro, deu-se início à parte decorativa:

·         A cisterna onde vai alojar-se toda a água foi pintada com tinta azul(mar),  a fim de dar a ideia de um lago.
·         As margens deste lago (também em chapa zincada) foi o que deu mais trabalho, pelo facto de haver necessidade de arranjar e criar a ideia de árvores, e demais vegetação. Tivemos que recorrer a alguns materiais artificiais(plásticos). Tudo o resto, conchas areia e pedrinhas, é natural.
·         Todos estes materiais tiveram que ser colados com “soudal (cola e veda)” para resistir  à humidade proveniente do lago, que ocorre devido à ondulação criada pela água ao cair mesmo, sendo puxada por um motor. Tentou-se simular uma pequena praia com as ondas a bater na areia. Os materiais pensados para este efeito foram: areia branca misturada com silicone transparente de modo a simular a espuma em contacto com a areia.
·         Para dar a ideia da areia o mais natural possível, isto é, para não se notar muito que está colada, foi comprada uma cola tipo spray que foi aplicada da seguinte forma: antes de colocar a areia, aos poucos deitamos uma boa camada desse spray e logo  a seguir ,rapidamente,  espalhamos uma ligeira camada de areia seguida de uma nova camada de cola spray para agarrar a respectiva areia. Dessa forma, pretende-se que a areia possa ter um aspecto natural e também ajudar a esconder alguns vestígios de cola espalhada por vários pontos.

Esta foi para nós a 1ª experiência. Em um próximo trabalho deste género já vai ser mais fácil e realizado com mais eficácia, pensamos nós.

Nota: no que respeita ao rio que se anexa ao lago, o trabalho feito foi concebido mais ou menos da mesma forma.